Blog

Marketing Olfativo: Entenda o que é e como funciona

Marketing Olfativo: Entenda o que é e como funciona

O olfato é um sentido importante para a nossa construção de memórias. Quando sente cheirinho de Terra molhada, de pão de queijo assando, ou feijão com aquele tempero que só a sua família sabe fazer, esses cheiros te despertam emoções e memórias, não é mesmo? 

Isso acontece porque a memória olfativa é muito eficaz e funciona com mais rapidez até do que a memória visual ou auditiva. Por isso, nasce a ideia do Marketing Olfativo. A técnica estimula o olfato para associar aromas às empresas. 

Com essa tecnologia, é possível transmitir sensações aos consumidores. Estimular a sensação de conforto e consequentemente a vontade de ficar mais tempo na loja. Além disso, as sensações produzidas são associadas a sua marca, conceito e produtos. 

Vem saber mais sobre essa estratégia.  Boa leitura! 

Afinal, o que é o Marketing Olfativo? 

O principal objetivo é fazer associação de cheiros à marca, ou seja , encontrando aromas que remetem aos valores da organização e aos sentimentos que ela espera provocar em seu público-alvo.

Assim, cria-se a memória olfativa e usar a ferramenta dá ao consumidor mais um item para sua experiência. Há pesquisas que comprovam como o nosso organismo é capaz de lembrar mais facilmente de cheiros do que de estímulos visuais ou auditivos Assim, essa estratégia é muito importante para trabalhar a memória da sua marca.

Como funciona? 

Para entender melhor, é importante saber como funciona o nosso corpo. Imagine que, quando você sente um aroma, está ativando uma parte do seu cérebro onde ficam gravadas todas as nossas emoções e memórias. 

O responsável por isso é o sistema límbico cerebral, capaz de processar o olfato e lembranças de vida em conjunto e por isso o perfume tem o poder de trazer lembranças e passagens antigas de forma rápida, quase automática. 

Mas qual o aroma ideal para sua empresa? 

Pode parecer meio estranho, mas existem perfumes que funcionam melhor de acordo com cada tipo de estabelecimento. O ideal é encontrar algo exclusivo da sua marca, considerando as características que você gostaria de passar. 

Mas para te guiar melhor, existem alguns padrões: Por exemplo, as academias costumam optar por aromas com limão e chá verde, para atrair novas pessoas. Já salas de espera de consultório médico, investem em aromas que trazem conforto como camomila e lavanda. 

Enfim, a estratégia é interessante para sua loja conseguir se diferenciar dos concorrentes em meio a um mercado tão competitivo. Pesquise um pouco mais sobre as fragrâncias, as sensações que elas podem passar e invista nesse artifício para a sua empresa! 

Além dessa dica, a Fábrica te oferece uma assessoria completa para te ajudar a começar a empreender no mercado de moda masculina. Você pode criar a sua identidade visual, registrar a sua marca e começar a vender itens exclusivos e de alta qualidade! Clique aqui e comece a empreender em um dos mercados que mais cresce!!